O Conselho Intermunicipal da CIMAA reuniu na passada sexta feira, dia 21 de março, no Gavião Nature Village, um dos espaços de alojamento turístico do concelho, localizado perto da praia fluvial do Alamal. Esta reunião ordinária de conselho intermunicipal ficou marcada pela aprovação, por unanimidade, do Relatório de Atividades e Gestão relativo ao ano de 2024.

O Relatório de Atividades e Gestão de 2024 evidencia o trabalho desta Comunidade ao longo do ano transato e enquadra-o na estratégia planeada para o nosso território, com os desígnios de promover o desenvolvimento socioeconómico sustentável e sustentado do Alto Alentejo. Naturalmente, o Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, sendo o investimento mais estruturante para o Alto Alentejo, destaca-se neste documento pela sua importância, especificidades técnicas, complexidade e impacto no futuro do nosso distrito. Contudo, não menos relevante, foi o encerramento do quadro comunitário Alentejo2020, onde o Alto Alentejo mostrou mais uma vez que uma estratégia concertada e planeada, impulsiona todos a fazer mais e melhor, o que se refletiu na mais elevada taxa de execução do território, fixada nos 121%.

Foram implementados novos projetos internacionais, como o RURALMed e o TRANSCOM-Euroace, que promovem a mobilidade sustentável e a descarbonização. A medida dos transportes gratuitos para jovens estudantes foi – e continua a ser – um sucesso, tal como o investimento efetuado na contínua melhoria da oferta de transportes. A formação do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo vem preencher uma lacuna existente nesta área e o reforço da cibersegurança municipal e intermunicipal contribuiu para a modernização administrativa dos nossos serviços. Internamente, este foi um ano marcado pela restruturação da organização da CIMAA, que passou conter a estrutura de apoio técnico à Barragem do Pisão, bem como um Serviço de Metrologia que irá iniciar funções na próxima semana.

Após deliberação em sede de Assembleia Intermunicipal, este documento será disponibilizado no website da CIMAA, e todos estes projetos e iniciativas podem ser consultados com mais detalhe.

Por último, os autarcas tomaram conhecimento do ponto de situação acerca do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, e decidiram formalizar uma tomada de posição concertada e subscrita por todos, relativa ao estado do setor da Saúde no Alto Alentejo, que será enviada posteriormente à Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo e também ao Ministério da Saúde.