A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve presente na passada quinta-feira, 17 de outubro, no Encontro de Utilizadores Esri, que decorreu no Centro Cultural de Belém. Considerado o maior evento de Sistemas de Informação Geográfica de Portugal, promoveu as ferramentas e soluções que a empresa tem vindo a desenvolver e também permitiu a partilha de conhecimentos entre os vários atores presentes.

O encontro contou com a participação de entidades relevantes no âmbito nacional, como o Instituto Geográfico do Exército e instituições do foro académico, que fornecem formação na respetiva área de estudos, mas também possibilitou o networking entre empresas privadas e a administração pública, que aproveitaram para apresentar as novidades que têm desenvolvido no âmbito da georreferenciação.

A CIMAA faz uso dos serviços da ESRI no que diz respeito ao Sistema de Informação Geográfica utilizado, do qual resulta o SIGAA – Serviço de Informação Geográfica do Alto Alentejo – direcionado essencialmente para os munícipes e técnicos municipais, para a consulta de informação georreferenciada e produção de mapas.

Ao longo do encontro foram apresentadas novas soluções, tecnologias e aplicações desenvolvidas pela empresa que vão ao encontro, entre outros, das necessidades da administração pública, no âmbito da promoção da digitalização, da parte do governo central.

Os temas abordados tocaram em muitos conceitos que estão em fase de implementação, como são os exemplos da “Plataforma de Gestão Urbana” e respetivos “Verticais”. Mas também foram abordados conceitos menos conhecidos como “Digital Twins”, que consiste na criação de uma cidade virtual (digital) igual a uma cidade real, com a integração de múltiplas variáveis, modelação 3D e outros mecanismos, para que se disponha de um território digital o mais semelhante ao real possível, onde seja possível aplicar diferentes cenários e perceber os resultados que deles poderá advir.