A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo inaugurou oficialmente, esta quinta-feira, as suas novas instalações na rua 19 de junho, em Portalegre, num momento de grande alegria, que contou com a participação da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, o Presidente da Assembleia Intermunicipal, Albano Varela e Silva e o Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.
Numa celebração que contou também com a presença de autarcas dos quinze munícios que constituem a CIMAA, bem como de antigos presidentes do Conselho e Assembleia Intermunicipal e de representantes da AMNA, as colaboradoras Fátima Lopes e Isabel Félix foram homenageadas, na presença de todos os colegas que são a alma desta instituição, pelos seus 25 anos de serviço público dedicados ao associativismo municipal e pela marca de competência e profissionalismo que têm deixado na Comunidade Intermunicipal.
Na sua intervenção, a Ministra da Coesão Territorial destacou que a CIMAA é uma referência de trabalho e de liderança apenas possível graças ao modo como os seus autarcas apresentam uma grande capacidade de trabalhar em conjunto rumo a objetivos comuns, independentemente das visões de cada um. União essa, afirmou, que será fulcral neste contexto em que as comunidades intermunicipais recebem cada vez mais competências em áreas como os transportes, a gestão de águas ou a gestão dos próprios fundos comunitários.
Na mesma linha, o Presidente do Conselho Intermunicipal, aproveitou a oportunidade para realçar a união e a consonância entre todos como denominador comum aos projetos, conquistas, desafios e progressos em que a CIMAA se envolve. Exemplos disso são o já referido esforço conjunto dos municípios para a reabilitação do edifício que agora acolhe os serviços centrais da CIMAA, mas também os grandes esforços de todos na programação do Pacto Desenvolvimento Territorial do Alto Alentejo, no qual a CIMAA é exemplo de execução a nível nacional.
Num discurso muito aplaudido por todos os presentes, o Presidente da Assembleia Intermunicipal, Albano Varela e Silva destacou a vocação de serviço público do edifício agora inaugurado, que já foi em tempos a Junta Distrital e a Assembleia Distrital de Portalegre e o Gabinete de Apoio Técnico. Vocação essa que agora continua a cumprir-se com as melhores condições técnicas e audiovisuais para que os funcionários da CIMAA – o grande motor do seu sucesso – continuem a desempenhar as suas funções cada vez melhor.
Já o Presidente da CDDR Alentejo – António Ceia da Silva, congratulando a CIMAA pelo sucesso que tem alcançado, aproveitou a ocasião para olhar para o futuro e abordar o papel central que as Comunidades Intermunicipais terão no ciclo investimento 2030.