Área De Intervenção​​

Central de compras - Cooperação institucional

A CIMAA, através da sua Central de Compras, procede à aquisição de bens e serviços para os 15 municípios através da realização de procedimentos de contratação pública, nomeadamente concursos públicos, consultas prévias e ajustes diretos, em áreas variadas, entre as quais:

  • Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;
    Controlo Analítico da Qualidade da Água e Efluentes;
  • Sistemas de Regulação de Fluxo Luminoso;
  • Sistemas Solares Térmicos;
    Cartografia;
  • Seguros do Segmento Não Vida;
    Modernização Administrativa;
  • Equipamentos de Proteção Individual;
    Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras;
  • Manutenção e Conservação de Campos de Futebol de Relva Sintética;
  • Equipamentos de apoio a ações locais e regionais de proteção contra riscos de incêndios;
  • Entre outros.

Para além da redução significativa dos preços das aquisições, também a maior celeridade na execução dos procedimentos, motivou a criação da Central de Compras da CIMAA (CC-CIMAA), assim como a preocupação desta Comunidade Intermunicipal com a simplificação de processos, otimização de estruturas, desenvolvimento de competências, gestão da mudança e eficiência na aplicação de recursos.

Apostar numa Negociação Estratégica com o intuito de reduzir o custo total de aquisição de bens e serviços, mantendo os níveis de qualidade e serviço, sustentado num maior poder negocial e standardização de processos.
Para além das áreas acima referidas, a CC-CIMAA alargou os procedimentos de contratação a outras, nomeadamente através da celebração de Acordos Quadro, entre as quais:

  • Fornecimento de Energia Elétrica em MT, BTE, BTN e IP;
  • Manutenção de Rede de Percursos Pedestres;
  • Fornecimento de Gás;
  • Fornecimento de Combustíveis (gasóleo e gasolina);
  • Fornecimento de Comunicações;
    Serviços para o “Transporte de Monstros, Verdes e RCD”;
  • Fornecimento de Produtos Químicos para Tratamento e Desinfeção da Água de Piscinas Municipais;

Integram a CC-CIMAA, os 15 Municípios do Alto Alentejo, os SMAT de Portalegre, a Santa Casa da Misericórdia de Alegrete, o Centro Social Belverense, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Portalegre e a AreanaTejo.
Mantém ainda a possibilidade de outras entidades aderirem, entre as quais:

  • Juntas de Freguesia;
  • Entidades que integrem o setor empresarial local;
  • IPSS;

O regulamento que tem por objeto a definição da estrutura orgânica e o funcionamento da CC-CIMAA foi aprovado pela Assembleia Intermunicipal, sob proposta do Conselho Executivo e encontra-se publicitado em DR, desde o dia 23 de Dezembro (Regulamento 645/2011).

A CC-CIMAA, é composta por 3 unidades funcionais/consultivas:

  • Coordenador
  • Comissão de Acompanhamento – Composta por um representante de cada uma das entidades que integram a CC-CIMAA
  • Comissão Técnica – Composição variável, com técnicos habilitados em função dos bens e/ou serviços a adquirir

Central de Compras da CIMAA – Formas de Contratação utilizadas

Ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 261.º do CCP:

  • Adjudicar propostas de execução de empreitadas de obras públicas, de fornecimento de bens móveis e de prestação de serviços, a pedido e em representação das entidades adjudicantes;

Ao abrigo da alínea c) do n.º 1 do artigo 261.º do CCP:

  • Celebrar acordos quadro (AQ), designados contratos públicos de aprovisionamento, que tenham por objeto a posterior celebração de contratos de empreitadas de obras públicas, ou de locação ou de aquisição de bens móveis ou de aquisição de serviços.

Regulamento Orgânico e de Funcionamento da Central de Compras

Notícias

CIMAA

ATIVIDADES NÃO REGULADAS

Recolhas de Monos, Resíduos de Demolição e Construção (RCD), Verdes e Óleos Usados. Praticamente desde a sua formação que a VALNOR – Valorização e Tratamento

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