A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, fruto de uma estratégia regional desenhada em conjunto com os municípios associados de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Gavião, Monforte, Ponte de Sor e Sousel, investiu até ao momento cerca de 3 milhões de euros na implementação de um Centro de Serviços Partilhados, com o propósito de suportar as infraestruturas de computação e comunicação da administração local do território.
“O Centro de Serviços Partilhados é projeto estrutural para o desenvolvimento da região do Alto Alentejo ao modernizar e melhorar a relação entre as entidades da administração local e os seus cidadãos e empresas, no sentido de garantir serviços desmaterializados de excelência e com recurso a vários canais de comunicação. A sua relevância tornou-se superior especialmente, no atual período pandémico, ao permitir o normal funcionamento das entidades, mesmo no cenário de teletrabalho, e com ganhos de qualidade nos serviços prestados.”, destaca o Presidente da CIMAA, Hugo Hilário.
O desenvolvimento deste projeto iniciou-se em 2010, sob a alçada dos Serviços de Modernização Administrativa, Informática e Comunicação da CIMAA, e tem sido financiamento através de fundos comunitários e de verbas dos orçamentos de todas as entidades envolvidas, num reconhecimento claro do valor estratégico do projeto para a região.
Com a localização física em Portalegre e redundância num segundo Site em Elvas, o Centro de Serviços Partilhados consiste num Centro de Dados Informático (Data Center) e conta ainda com uma infraestrutura de comunicações intermunicipal que, com recurso a várias tecnologias de comunicação, serve com segurança e redundância toda a região do Alto Alentejo.
Em pleno funcionamento, este garante a todos os parceiros envolvidos serviços de computação informática e comunicações seguras, que se traduzem em plataformas centralizadas de colaboração como serviço de e-mail, comunicações unificadas, alojamento de plataformas web ou sistemas de informação geográfica, mas também soluções de virtualização de servidores e ambiente de trabalho, acesso remoto a aplicações, sistemas de atendimento multicanal e soluções de desmaterialização de processos
Aos cidadãos e empresas tem sido ainda possível disponibilizar diversos serviços geridos e operados de forma centralizada no Centro de Serviços Partilhados, tais como pontos públicos de acesso a WI-FI, plataformas de conteúdos turísticos e culturais, painéis digitais informativos e interativos, serviços de bilheteira. O projeto conta com vários parceiros, entre os quais se destacam o Instituto Politécnico de Portalegre e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.