Tem início hoje um segmento onde assinalamos os Feriados Municipais dos 15 municípios do Alto Alentejo. Frequentemente, estes são dias de celebração, mas também de homenagem, em virtude de efemérides históricas ou tradições e costumes de cada concelho.

A 14 de janeiro assinala-se um marco histórico para o concelho de Elvas: a vitória na Batalha das Linhas de Elvas. Em 1659, os portugueses, dirigidos pelo conde de Cantanhede (mais tarde Marquês de Marialva), conseguiram repelir o cerco que havia sido montado em redor de Elvas por parte das forças castelhanas, comandadas por D. Luís de Haro, obrigando-os a retirar-se. É considerada uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração.

Após a gloriosa batalha das Linhas de Elvas de 14 de janeiro de 1659, foi erguido um padrão em comemoração da vitória que marcou a independência de Portugal. Situado nos arrabaldes de Elvas, no alto dos Murtais, é um padrão em mármore branco de Estremoz com uma coluna de ordem toscana com cerca de cinco metros de altura, cujo capitel é encimado pela coroa real.

Saiba mais sobre esta efeméride aqui.