A herdade Monte do Ramalho, no concelho de Avis, recebeu na terça-feira, 10 de setembro, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA.

Durante a reunião, foram apresentados pela empresa consultora contratada para prestar apoio à CIMAA enquanto entidade gestora do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, os possíveis modelos institucionais de gestão para o desenvolvimento e exploração da Barragem do Pisão. Após essa intervenção, os autarcas decidiram por unanimidade optar pela criação de uma empresa pública, com participação intermunicipal.
A mobilidade foi outro dos temas em destaque nesta reunião, com a aprovação, pelos autarcas, do Plano de Oferta da Concessão de Transportes para o 3º ano de operação, e a apresentação do modelo de transporte flexível a implementar no Alto Alentejo.

De entre os vários pontos abordados, realçamos também instalação de dois pontos de carregamento de veículos elétricos no âmbito do projeto RURALMED, desenvolvido em parceria com a AREANATejo, tal como a aquisição de novos equipamentos de proteção individual para os sapadores florestais intermunicipais, que reforçam e garantem a sua proteção seja durante ações de silvicultura preventiva, seja em ações de apoio, no terreno, de combate aos incêndios rurais.

Foi ainda consolidada a progressiva implementação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo, através da aquisição de equipamentos informáticos para esse efeito.