MED ENERJ

O ENERJ - Ações Conjuntas para a Eficiência Energética é um projeto Interreg MED que visa melhorar e impulsionar a coordenação de Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e outros Planos de Eficiência Energética relevantes, de modo a permitir que se alcancem poupanças energéticas e metas nacionais ao nível da eficiência energética em edifícios públicos.

Objetivos
A ENERJ visa melhorar a eficiência das ferramentas políticas e dos planos de poupança de energia (planos nacionais e regionais de energia e SEAP), estudando e promovendo novos mecanismos financeiros (Contratação de desempenho energético, tributação verde, parcerias público-privadas, etc.), a fim de realizar Medidas de poupança de energia e políticas relacionadas com edifícios públicos / municipais.
A ENERJ promoverá estratégias de apoio às autoridades locais para a otimização do procedimento de planejamento das medidas de energia sustentável, através de uma utilização mais eficiente das possibilidades de financiamento disponíveis dessas medidas.
Atividades

A metodologia do projeto baseia-se em uma abordagem coletiva local e internacional, que permitirá o desenho de SEAPs em grande escala através de ações conjuntas. Para conseguir isso, os parceiros cooperarão com as autoridades a nível local e / ou regional. O coordenador será responsável pela concepção de intervenções intermunicipais, irá lidar com um pedido aos Fundos Estruturais e mobilizará o envolvimento de ESCO e outros atores privados.
Através de uma plataforma on-line, a ENERJ fortalecerá a cooperação para a consecução dos objetivos comuns da SEAP.
A plataforma on-line será utilizada como banco de dados para a coleta de dados relacionados aos planos de energia da SEAP e medidas de eficiência energética implementadas com êxito na UE e especialmente nos países da Med. A plataforma terá como objetivo unir as atividades dos parceiros com essas Realizados pelos Municípios, facilitando a organização de informações sobre as SEAP existentes e outras iniciativas relacionadas aos objetivos energéticos.

Principais outputs
1. Plataforma web ENERJ
2. Recolha de dados das áreas de intervenção para as ações conjuntas
3. Definição de uma Estratégia de Ação Conjunta
4. Formação de funcionários municipais e gerentes de energia
5. Eventos promocionais locais
6. Comparação das atividades-piloto e experiências

Consórcio
11 parceiros de 8 países
ANATOLIKI S.A. (Greece) (Lead Partner)
COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO ALENTEJO - CIMAA (Portugal)
Regional Energy and Environment Agency from North Alentejo – AREANATejo (Portugal)
Andalusian Federation of Towns and Provinces (Spain)
IRENA – Istrian Regional Energy Agency (Croatia)
CYPRUS ENERGY AGENCY (Cyprus)
Gozo Development Agency - Gozo Regional Committee (Malta)
Metropolitan City of Capital Rome (Italy)
Goriška local energy agency, Nova Gorica (Slovenia)
Ministry of Energy and Industry (Albania)
Climate Alliance Italy (Italy)

Orçamento Total: 2.258.095,00 €
Inicio: 1/11/2016, Fim: 30/04/2019.

LINK:

https://www.facebook.com/EnerjMED/

Este projeto vai, cada vez mais ao encontro da população natural e envolvente no Norte Alentejano, captando para esta iniciativa, atletas de todas as idades. Depois das reduções orçamentais e de uma remodelação desta iniciativa, o aumento do número de participantes, principalmente nos pilares destinados à população sénior e às crianças do 1.º Ciclo do Ensino básico, são factores bem elucidativos desse mesmo sucesso.

O BTT continua em clara ascensão no Distrito de Portalegre, principalmente na modalidade Olímpica de XCO. As 5 provas que constituem este Circuito são prova desse facto, comprovado pela grande adesão de participantes.

  • Formação, Educação, Cultura e Desporto

    Cultura e Desporto

    A área de Desporto da CIMAA é caracterizada por desenvolver inúmeras atividades em conjunto com os Municípios Associados, tentando levar as boas práticas, normas, valores e atitudes a toda a população do Norte Alentejano. Os dois grandes projetos que desenvolvemos são os Jogos do Norte Alentejano e o Circuito de BTT do Norte Alentejano.

    Embora bastante distintos, ambos contribuem para Promoção do Desporto na nossa região, não esquecendo como é claro, as atividades para pessoas seniores, pessoas com deficiência, as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico e todas as outras que por qualquer motivo gostam de prática desportiva, referindo apenas o primeiro projeto.

                                 BTT AltoAlentejo

         


     Formação

    Cada vez mais, a importância da formação profissional na vida das pessoas e das organizações, é inquestionável. Melhorando competências e conhecimentos dos funcionários, os municípios enquanto Organização Pública poderão cumprir os seus objectivos e estabelecer outros cada vez mais ambiciosos. Pretende igualmente a CIMAA contribuir para o cumprimento, por parte dos municípios associados, dos artigos 90.º, 101.º, 113º do regime e artigos 7.º e 10.º do regulamento da Lei nº 59/2008 de 11 de Setembro, bem como dos artigos 123.º, 124.º e 137.º do Código do Trabalho, nomeadamente no que diz respeito à obrigatoriedade em termos de horas de formação anuais que a entidade empregadora tem de proporcionar a cada funcionário.

    Ambiciona-se que o processo de formação profissional seja assente em ações de formação de qualidade na qual a satisfação dos formandos é a garantia da excelência do trabalho desenvolvido. A organização da formação deve ser rigorosa no desenvolvimento de competências, orientada para os resultados que visem a adoção de comportamentos adequados a um melhor do desempenho profissional e valorização dos recursos humanos.



     

  • Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica

    Serviços de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica (SCARTSIG)

    Os Serviços de Cartografia e SIG (SCARTSIG) da CIMAA têm como principais objetivos a produção, armazenamento e atualização de cartografia topográfica a médias e grandes escalas, bem como a integração e exploração de Cartografia em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), assim como a prestação de apoio aos municípios associados nas temáticas integradas nestes serviços.

    Galeria de Ortofotos

    Um ortofoto é um produto cartográfico que reúne as vantagens da fotografia aérea com as vantagens da cartografia convencional. Pode ser interpretada como uma fotografia mas, ao contrário desta, o ortofoto tem uma escala constante e pode-se medir directamente ângulos, distâncias e áreas. Com estas características os ortofotos são uma excelente base cartográfica para Sistemas de Informação Geográfica, sendo também utilizados em diversos tipos de planeamento em que seja necessário rigor espacial, como por exemplo estudos de planeamento urbano, de gestão de recursos agrícolas entre outros.

     



     

  • Planeamento, Desenvolvimento Regional e Turismo

    Os Serviços de Planeamento, Desenvolvimento Regional e Turismo (SPDRT) da CIMAA têm por missão promover e defender os interesses comuns dos municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades.

    Esta assessoria desenvolve projetos de interesse comum para os municípios associados como o Sistema Intermunicipal de Controlo de Ruído, Sistema Intermunicipal de Metrologia, o Controlo Analítico das Águas e Efluentes, Planos de Marketing Territorial do Norte Alentejano, entre outros.

    O  Planeamento, Desenvolvimento Regional e Turismo está responsável pela apresentação de candidaturas ao QREN. Tem ainda competências em projectos de financiamento comunitário (POCTEP, MED, SUDOE, INTERREG IVC) bem como na preparação de candidaturas a projetos do tipo LIFE, SUDOE, MED, refletindo interesses manifestados por parte dos municípios.

    Incluirá em breve um Grupo de Trabalho entre os técnicos desta assessoria e os técnicos dos Municípios Associados, reunindo periodicamente, onde deverão ser analisados os interesses comuns nesta área, que deverão ser reflectidos no trabalho a realizar pela CIMAA, reforçando o envolvimento dos Municípios com a Assessoria e maior capacidade de resposta às reais necessidades dos primeiros.



     

  • Recursos Humanos e Apoio Jurídico

    Ao Serviços de Recursos Humanos e Apoio Jurídico compete assegurar a gestão dos recursos humanos da CIMAA, bem como assegurar o apoio ao respetivo conselho intermunicipal e outros órgãos sociais em matéria jurídica, bem como aos municípios associados e outras entidades de carácter institucional.

     

    CONCURSO EXTERNO DE INGRESSO PARA CONTRATAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO - CATEGORIA DE ESPECIALISTA DE INFORMÁTICA DE GRAU 1, NÍVEL 2, DA CARREIRA DE ESPECIALISTA DE INFORMÁTICA (Aviso n.º 6882/2017)

     

    Nos termos do n.º 1 do artigo 28.º do Decreto-Lei n.º 204/98, de 11 de julho, torna-se púbico que, por deliberação do Conselho Intermunicipal de 24/01/2017, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso no Diário da República, concursos externo de ingresso para contratação por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de um posto de trabalho na categoria de Especialista em Informática de grau 1, nível 2, da carreira de Especialista de Informática, para os Serviços de Modernização Administrativa, Informática e Comunicação, previsto e não ocupado no maa de pessoal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

     


     

    Mapa de Pessoal:

     


     

    Legislação:

     

  • Serviços Financeiros
junho 2017
D Sb
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

PROJETOS EM DESTAQUE

Newsletter