MED ENERJ

O ENERJ - Ações Conjuntas para a Eficiência Energética é um projeto Interreg MED que visa melhorar e impulsionar a coordenação de Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e outros Planos de Eficiência Energética relevantes, de modo a permitir que se alcancem poupanças energéticas e metas nacionais ao nível da eficiência energética em edifícios públicos.

Objetivos
A ENERJ visa melhorar a eficiência das ferramentas políticas e dos planos de poupança de energia (planos nacionais e regionais de energia e SEAP), estudando e promovendo novos mecanismos financeiros (Contratação de desempenho energético, tributação verde, parcerias público-privadas, etc.), a fim de realizar Medidas de poupança de energia e políticas relacionadas com edifícios públicos / municipais.
A ENERJ promoverá estratégias de apoio às autoridades locais para a otimização do procedimento de planejamento das medidas de energia sustentável, através de uma utilização mais eficiente das possibilidades de financiamento disponíveis dessas medidas.
Atividades

A metodologia do projeto baseia-se em uma abordagem coletiva local e internacional, que permitirá o desenho de SEAPs em grande escala através de ações conjuntas. Para conseguir isso, os parceiros cooperarão com as autoridades a nível local e / ou regional. O coordenador será responsável pela concepção de intervenções intermunicipais, irá lidar com um pedido aos Fundos Estruturais e mobilizará o envolvimento de ESCO e outros atores privados.
Através de uma plataforma on-line, a ENERJ fortalecerá a cooperação para a consecução dos objetivos comuns da SEAP.
A plataforma on-line será utilizada como banco de dados para a coleta de dados relacionados aos planos de energia da SEAP e medidas de eficiência energética implementadas com êxito na UE e especialmente nos países da Med. A plataforma terá como objetivo unir as atividades dos parceiros com essas Realizados pelos Municípios, facilitando a organização de informações sobre as SEAP existentes e outras iniciativas relacionadas aos objetivos energéticos.

Principais outputs
1. Plataforma web ENERJ
2. Recolha de dados das áreas de intervenção para as ações conjuntas
3. Definição de uma Estratégia de Ação Conjunta
4. Formação de funcionários municipais e gerentes de energia
5. Eventos promocionais locais
6. Comparação das atividades-piloto e experiências

Consórcio
11 parceiros de 8 países
ANATOLIKI S.A. (Greece) (Lead Partner)
COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO ALENTEJO - CIMAA (Portugal)
Regional Energy and Environment Agency from North Alentejo – AREANATejo (Portugal)
Andalusian Federation of Towns and Provinces (Spain)
IRENA – Istrian Regional Energy Agency (Croatia)
CYPRUS ENERGY AGENCY (Cyprus)
Gozo Development Agency - Gozo Regional Committee (Malta)
Metropolitan City of Capital Rome (Italy)
Goriška local energy agency, Nova Gorica (Slovenia)
Ministry of Energy and Industry (Albania)
Climate Alliance Italy (Italy)

Orçamento Total: 2.258.095,00 €
Inicio: 1/11/2016, Fim: 30/04/2019.

LINK:

https://www.facebook.com/EnerjMED/

Encontra-se disponível para Consulta Pública a Versão Preliminar da Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Alentejo 2014-2020 até ao próximo dia 31 de outubro de 2014.

Decorrente do ciclo de debates realizados no âmbito do projeto Plataforma Alto Alentejo XXI, o PDESAA-Plano de Dinamização da Economia Social do Alto Alentejo.

O segundo debate da Plataforma Alto Alentejo XXI tratou os temas da Saúde, Apoio Social, Segurança e Proteção Civil, no dia 23 de fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.

O Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Joaquim Mourato, e o Presidente da CIMAA, Armando Varela, abriram o debate que contou com a presença de diversos especialistas nas áreas em discussão.

junho 2017
D Sb
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

PROJETOS EM DESTAQUE

Newsletter