Serviço de Formação, Educação, Cultura e Desporto (SFECD)

SIGAA - Sistemas de Informação Geográfica do Alto Alentejo

O SIGAA é uma Plataforma WebSIG desenvolvida para consulta de informação geográfica do Alto Alentejo, com vários níveis de acesso e diferentes utilizações, direcionada essencialmente para os munícipes e técnicos municipais.

sigaa

Os resultados de vários projetos da CIMAA vão ser apresentados nesta plataforma, alguns dos quais já disponibilizados para o público, outros ainda em construção. Entre as várias aplicações programadas podemos destacar: Emissão de Plantas / Consulta dos PMOT´s; Projeto ILUPUb - Melhoria da Eficiência  Energética na Iluminação Pública;

Turismo - Percursos Pedestres em Natureza e Pontos de Interesse; Gestão de Ocorrências; Cadastro da Rede de Abastecimento de Águas em baixa e Saneamento de Águas Residuais e Serviço Público de transporte de passageiros do Alto Alentejo. Para a boa execução do projeto, serão contactados os técnicos responsáveis pelos departamentos em cada município.

  • Emissão de Plantas / Consulta dos PMOT´s

Disponível para 14 Municípios do Alto Alentejo, Alter do Chão, Arronches, Avis, Crato, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.

Aplicação integrada na plataforma SIGAA como base de dados central de âmbito municipal, sendo esta disponibilizada para Consulta e Emissão de Plantas dos Planos Municipais de Ordenamento do Território, e que tem por objetivo facilitar a organização, estruturação e sistematização de informação relativamente a cada concelho. Tem uma componente interna e externa, sendo que a interna já está a ser utilizada pelos técnicos dos municípios, e a externa está em fase de conclusão para que assim todos os munícipes possam ter acesso.

sigaa2

  • ILUPub - Sistema e tecnologias de controlo, gestão e monitorização da iluminação pública

Este projeto está disponível para consulta e trabalho no SIGAA e tem como objeto a aquisição, instalação e apoio técnico para implementação de sistemas e tecnologias de controlo, gestão e monitorização da iluminação pública no âmbito do projeto “ILUPub – Melhoria da Eficiência Energética da Iluminação Pública” em desenvolvimento pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, para os 15 municípios da CIMAA, em parceria com a AREANATejo e ESRI Portugal.

sigaa3

  • Roteiro Municipal – Percursos Pedestres em Natureza e Pontos de Interesse da Região

Os resultados do projeto Alentejo Feel Nature vão ser integrados na plataforma SIGAA, tornando-se uma mais valia não só para o turista que quer percorrer os trilhos do nosso distrito, bem como para a população local poder usufruir melhor do que a natureza tem para nos dar. Elementos Naturais, Paisagísticos e Patrimoniais de interesse turístico; Rotas e Percursos; Agentes Hoteleiros, Gastronómicos e Vitivinícolas e Agenda Cultural e Desportiva vão ser também incluídos neste módulo dedicado ao Turismo.

sigaa4

Serão ainda contactados os municípios, com o objetivo de desenvolver aplicações / plataformas consoante as suas necessidades e interesses específicos, com a possibilidade de parcerias com a empresa ESRI Portugal, entidade responsável pela manutenção e bom funcionamento da infraestrutura tecnológica utilizada. Como exemplo, destacam-se aplicações de apoio à Fiscalização, Gabinetes Técnicos Florestais, Proteção Civil. Estas plataformas serão desenvolvidas com base em ArcGIS, com o seu funcionamento assente em MuniSIG Web, Collector, Operation Dashboard, e ArcGIS Online.

Vão ser também consideradas ações de formação para os técnicos da CIMAA e seus municípios associados, nas tecnologias já enumeradas, com o intuito de consolidar os conhecimentos e envolver todos na procura das soluções que mais se adequam ao distrito.

 

 

 

novembro 2017
D Sb
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Eventos em destaque

Sem eventos

PROJETOS EM DESTAQUE

Links Úteis - SFECD

Newsletter