A última reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAA de 2024 decorreu no dia 12 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Crato, após a celebração de um momento histórico para o Alto Alentejo: a assinatura do contrato de empreitada para a construção das Infraestruturas Primárias do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, que posteriormente, presidiu à reunião do Conselho Intermunicipal. No período antes da ordem do dia, o governante fez questão de ouvir as sugestões e reivindicações dos autarcas dos 15 municípios do Alto Alentejo, que se focaram sobretudo na necessidade de melhoria das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias para os concelhos do distrito de Portalegre, bem como as exigentes burocracias inerentes aos programas de financiamento que dificultam, em muitos casos, a implementação de medidas diferenciadoras que estimulam o desenvolvimento dos territórios do interior. Foram ainda abordadas as temáticas das assimetrias e coesão territorial e da evolução dos indicadores demográficos da região.
Numa segunda fase da reunião, e em resultado da renúncia do – até aqui – Presidente do Município de Fronteira e Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Rogério Silva, nomeado Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), decorreu a votação para o cargo de Vice-Presidente da CIMAA. A autarca do concelho de Portalegre, Fermelinda Carvalho, foi eleita em sufrágio, pelos seus pares.
Entre outros assuntos, foram ainda aprovadas, por unanimidade, a submissão de candidaturas para a 2ª Fase do Sistema integrado de Videovigilância para Prevenção de Incêndios Florestais no Alto Alentejo, tal como para o Regulamento Intermunicipal que estabelece as regras gerais para a implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária do Sistema de Transportes do Alto Alentejo.