A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou no seminário “Construir capital relacional no/do Alto Alentejo: um desafio prioritário”, que decorreu na terça-feira, 16 de julho, na Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BipBIP), situada no campus do Instituto Politécnico de Portalegre. Coordenado por Rui Marques, do Relational Lab, o evento centrou-se à volta do tema do capital relacional, mais especificamente, no território do Alto Alentejo, e foi direcionado às áreas social, educação e saúde.

O Capital Relacional é um dos principais componentes do capital intelectual e o seu valor é inerente às relações internas e externas de cada entidade (como por exemplo, relações entre funcionários, colaboradores ou até mesmo com clientes).

Sendo o Alto Alentejo um território de baixa densidade populacional, o objetivo do seminário foi o fortalecimento das relações existentes, com o intuito de promover a densidade relacional da sub-região. Este efeito foi fomentado pelo roteiro de reflexão e discussão proposto que contou com a participação de várias entidades, que em conjunto, apresentam um painel heterogéneo e transversal à gestão do território considerando as áreas abordadas.