No passado dia 30 de janeiro, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), participou, em conjunto com as restantes Comunidades Intermunicipais da Região Alentejo, na primeira sessão de Capacitação promovida pela CCDR-A, com o propósito de capacitar as mesmas para o cumprimento dos requisitos técnicos necessários à realização de candidaturas.

A sessão abordou matérias relativas à sustentabilidade ambiental e aos requisitos técnicos dos programas de financiamento que permitem garantir a sua aplicabilidade nos projetos. Foram abordados os programas Sustentável 2030 e o Novo Bauhaus Europeu, sendo que ambos estes programas incorporam mecanismos de avaliação de impacte ambiental. Neste sentido, existiu lugar a uma explicação mais detalhada do DNSH (Do No Significant Harm), e da nova Estratégia Nacional para as Compras Públicas (ECO360), que são dois elementos essenciais ao garante da sustentabilidade dos projetos realizados ao abrigo dos referidos instrumentos de financiamento.

Nesta tarde, houve também lugar à sensibilização para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e à sua aplicabilidade local, através de uma demonstração das novas funcionalidades da plataforma ODSLocal. A plataforma e a equipa encarregue da sua gestão tem vindo a trabalhar na integração de dados e projetos dos municípios nesta ferramenta de análise, que permite de forma intuitiva e esclarecedora quantificar em que medida é que o trabalho que os mesmos desenvolvem contribui para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No seguimento desta sessão de capacitação, a CIMAA promoveu, no dia 5 de fevereiro, uma reunião com todos os seus serviços internos com o intuito de promover a utilização da plataforma ODSLocal, bem como criar mecanismos internos de recolha e tratamento de dados que permitam, num futuro próximo, a capacidade de quantificar o contributo da atividade da CIMAA para as metas e objetivos dos ODS.